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Indústria Cultural

domingo, 31 de março de 2013

     A indústria Cultural teve como principal movimento artístico a POP-ART, esse movimento iniciou-se na década de 1950 (Inglaterra e EUA principalmente) e caracterizou-se por utilizar objetos, elementos, figuras e utensílios de estética popular (no sentido de cultura de massa), ou seja, usavam coisas que são feitas paras as pessoas em geral, para toda população e também imagens de celebridades, criticando sua divulgação.
     Com isso, queriam mostrar que essas pessoas apareciam na televisão, na rádio e nas propagandas espalhadas pela cidade como se fossem produtos.
     Faziam uma crítica direta e irônica da sociedade consumista que se formava naquela época, especialmente com a popularização da TV e com a produção em série nas fábricas, em larga escala e de forma igual, padronizada. O movimento quis chamar a atenção do público para essa "comercialização" da imagem e sua artificialidade e também para a massificação da arte, que é apropriada pela indústria, responsável pela padronização dos gostos, opiniões e valores da sociedade.
     Lembre-se: Massificar é uniformizar, não variar, dar apenas uma forma. Isso faz com que as pessoas esqueçam de suas tradições, mudem os gostos e os hábitos das comunidades. A Indústria Cultural influencia no padrão de beleza e no que é aceito ou não por diferentes grupos sociais.
    
A POP ART é inspirada na cultura de massa, quanto a ARTE POPULAR é proviniente de cultura popular (cordel, cerêmicas, fandango,...). Não se trata de distinção entre arte erudita e arte popular, são apenas movimentos artísticos diferentes.

Movimento artístico: sabemos que a arte está em constante mudança; os elementos próprios da produção artística de cada época e lugar caracterizam um movimento.

(fonte: ????)

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