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Arte Ocidental 500 a.C. -1500 d.C.: Da Grécia Antiga ao Início do Renascimento

domingo, 31 de março de 2013

  Desde os tempos pré-históricos, a forma humana tem sido a inspiração de muitos artistas. Foram os gregos antigos que elevaram a escultura a um nível transcendental. As primeiras figuras de mármore da Grécia. conhecidas como cidádicas, datam de 2500-1400 a.C. Suas formas simples e abstratas são atraentes até hoje. Mas no século V a.C. a arte grega já adquiria um nova sofisticação, que iria influenciar os artistas no século XV e além.

 Clássica
       Por volta de 480 a.C., escultores gregos criaram uma nova maneira de retratar o corpo humano, mantendo-se fiéis à sua forma(naturalismo). Os escultores gregos respeitavam rígidos padrões estéticos - Suas estátuas equilibradas e bem definidas simbolizam o ideal grego de beleza e força. O estilo surge pela primeira vez no Apolo de Piombino(c.490 a.C.) e em um magestoso bronze(provavelmente Zeus) de escultor anônimo. O nu masculino foi aperfeiçoado por dois escultores, Políclito e Fídias, mas apenas toscas cópias romanas de suas obras nos chegaram. No século IN a.C., usaram-se como tema as formas mais suaves do nu feminino. Praxíteles criou o primeiro nu feminino, em tamanho natural, a Afrodite de Cnido. Seu rival, Lísipo, "modelava o bronze como se fosse cera". O estilo clássico desapareceu após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., quando teve início o período helenístico. Simetria Clássica: O bronze Apolo, de Piombino, mostra o equilíbrio e a beleza do ideal grego.
    Helenística e romana
       No século III a.C., os escultores do mundo helenístico copiaram sobretudo os mestres anteriores. Os romanos incorporaram os fundamentos da arte grega, mas também criaram gêneros próprios: o acurado retrato de busto, a escultura narrativa em relevo e a pintura em mosdaico. A pintura romana só é conhecida por murais do século I a.C.. Encontrados em Pompéia e Herculano, que incluem vívidos afrescos decorativos com paisagens e  falsos detalhes arquitetônicos. Arte romana: Os murais de Pompéia continham retratos.

   Bizantina e medieval
       O trabalho em mosaico romano foi mais desenvolvido no Império Bizantino, no século V d.C. A técnica trouxe cor e esplendor aos grandes edifícios religiosos. O naturalismo deu lugar a imagens simplificadas, ou "estilizadas", de ícones religiosos e complexos desenhos decorativos.  Na Europa Ocidental, as principais formas de arte que nos chegaram foram as iluminuras de livros e esculturas em relevo nas igrejas. A partir do século XI, as catedrais do norte da Europa foram adornadas com vitrais e esculturas de figuras exageradamente altas, em um novo estilo conhecido como gótico, que acentuava a espiritualidade em sua aspiração a chegar ao céu. Altura Gótica: Estátuas altas, com belo drapeado, representam A Visitação(c.1220) na Catedral de Chartres.

    Gótico Tardio
       A complexa e graciosa obra de artistas de Siena como Simone Martini, criou um novo estilo, que combinava o o detalhe do naturalismo italiano com a elegância das formas góticas do norte europeu. O estilo revelou-se popular em cortes do norte, como a do Duque de Berna, onde os irmãos Limbourg produziam pinturas em miniatura ricamente coloridas. Uma das maiores pinturas nesse estilo é Díptico de Wilton, hoje na National Gallery, em Londres - o típico anonimato de seu criador distingue ainda mais a obra da autêntica arte renascentista.  Icnografia gótica: As elegantes figuras do Diptico de Wilton representam Ricardo da Inglaterra ante a Virgem Maria.

    Renascimento
       Costuma-se se situar o início de Renascimento na Itália em fins do século XIII, com o pintor Giotto. Os artistas renasacentistas retomaram o estilo naturalista da arte clássica, no intuito de reproduzir sua grandeza e beleza. Os pintores fizeram experiências com luz e sombra para conferir profundidade realística ao seu trabalho. Foi inventado um sistema matemático para criar a ilusão de espaço tridimensional(perpectiva linear); o primeiro a usar com êxito a perspectiva foi Masaccio. Os artistas italianos da época usavam pintura de têmpera, mas o pintor flamengo van Eyck foi pioneiro no uso da tinta a óleo, captando melhor os efeitos de luz e textura. A influência clássica também foi sentida pelos escultores italianos. Em fins do século XIII, Nicola Pisano e seu filho Giovanni estudaram as esculturas greco-romanas, quando trabalhavam em construções religiosas e modelaram as imagens de santos cristãos com o naturalismo da época clássica. O Davi de Donatello(1430-1432),primeiro nu masculino desde os tempos romanos, captava um realismo e uma validade inteiramente novos. Nova profundidade: São Francisco Homenageado Por Um Homem Simples(1296-1297) mostra a capacidade de Giotto em dar tridimensionalidade às formas.

    Artistas de A. a C.
        As grandes figuras da arte ocidental são aclamadas por sua visão, talento, inovação, e pela influência que exerceram sobre outros artistas.
       Gianforenzo Bernini(1598-1680) - Italiano. Uma série de estátuas em tamanho natural(1618-25) assegurou a Bernini a reputação de principal artista barroco italiano. Em 1623, ele se tornou arquiteto da Basílica de São Pedro em Roma. Escultura: O Êxtase de Santa Teresa.
       Josef Beuys(1921-1986) - Alemão. Beuys tornou-se grande influência na arte conceitual da década de 1960 por sua oposição ao formalismo e ao profissionalismo. Sua obra abrangia desde a montagem de detritos a obras de performance. Performance: Como Explicar Quadros a Uma Lebre Morta
       Sandro Boticelli(1445-1510) - Italiano. Boticelli pintou o primeiro feminino em 1.000 anos. Em 1841-1842, trabalhou no teto da Capela Sixtina. Suas pinturas de cenas religiosas e mitológicas influenciaram estilos posteriores, como o pré-rafaelita e o art nouveau. Primavera: Nascimento de Venus
       Fernando Botero(1932-) - Colombiano. Sua obra utiliza com habilidade e humor a ingenuidade primitiva em quadros e esculturas de figuras anatomicamente grotescas, inspiradas nos mestres do Renascimento. A Família.
       Constantim Brancusi(1876-1957) - Romeno. As esculturas elegantes e geométricas de Brancusi foram criadas a partir de formas puras e simples, a maioria em mármore e bronze. Sua obra contribuiu para o desenvolvimento da escultura abstrata. O Beijo.
       George Braque(1882-1936) - Francês. As paisagens de 1908 de Braque, influenciadas por Picasso, deram origem ao termo "cubismo". Suas pinturas posteriores, menos angulosas, de naturezas mortas foram reconhecidas internacionalmente. Os Portugueses.  
       Pieter Bruegel, O Velho(1525-1569) - Flamengo. Bruegel foi um dos primeiros  pintores a focalizar paisagens e cenas de aldeia, combinando a observação rigorosa com a fantasia. Bodas Camponesas, Caçadores da Neve    
        Caravaggio(1571-1610) - Italiano. Caravaggio chocou seus contemporâneos barroco com o realismo revolucionário que imprimiu em pinturas de temas sacros. O uso de profundos contrastes de luz e sombra, criando um tom dramático, influenciou pintores de toda a Europa: muitos iam a Roma para ver sua obra. A Conversão de São Paulo
       Di Cavalcante(1897-1976) - Brasileiro. Um dos principais organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Suas pinturas tratam de temas populares em cores vivas através de uma interpretação particular do cubismo, suavizando-o com curvas barrocas. Mulata Com Gato Preto.
     Benvenuto Cellini(1500-1571). Italiano. Cellini foi um destacado escultor da tradição maneirista - estilo do Renascimento definido pela graça e sofisticação. Seus delicados bronzes e trabalhos altamente lavrados em metal simbolizavam o luxo da vida na corte italiana. Perseu.
      

Fonte: Superenciclopédia Ilustrada-Enciclopédia Seleções, traduçãos Stela Maris Gandour...et all, Rio de Janeiro, Reader's Digest, 2004, a quem agradeço pela autorização para reprodução deste texto. E-mail atendimento@seleções.com.br
(Texto retirado da página:http://textolivre.com.br/livre/28009-arte-ocidental-500ac-1500-dc-da-grecia-antiga-aaaaao-inicio-de-renascimento)
 

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