Clássica
Por volta de 480 a.C., escultores
gregos criaram uma nova maneira de retratar o corpo humano, mantendo-se
fiéis à sua forma(naturalismo). Os escultores gregos respeitavam
rígidos padrões estéticos - Suas estátuas equilibradas e bem definidas
simbolizam o ideal grego de beleza e força. O estilo surge pela primeira
vez no Apolo de Piombino(c.490 a.C.) e em um magestoso
bronze(provavelmente Zeus) de escultor anônimo. O nu masculino foi
aperfeiçoado por dois escultores, Políclito e Fídias, mas apenas toscas
cópias romanas de suas obras nos chegaram. No século IN a.C., usaram-se
como tema as formas mais suaves do nu feminino. Praxíteles criou o
primeiro nu feminino, em tamanho natural, a Afrodite de Cnido. Seu
rival, Lísipo, "modelava o bronze como se fosse cera". O estilo clássico
desapareceu após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., quando
teve início o período helenístico. Simetria Clássica: O bronze Apolo, de
Piombino, mostra o equilíbrio e a beleza do ideal grego.
Helenística e romana
No século III a.C., os escultores
do mundo helenístico copiaram sobretudo os mestres anteriores. Os
romanos incorporaram os fundamentos da arte grega, mas também criaram
gêneros próprios: o acurado retrato de busto, a escultura narrativa em
relevo e a pintura em mosdaico. A pintura romana só é conhecida por
murais do século I a.C.. Encontrados em Pompéia e Herculano, que incluem
vívidos afrescos decorativos com paisagens e falsos detalhes
arquitetônicos. Arte romana: Os murais de Pompéia continham retratos.
Bizantina e medieval
O trabalho em mosaico romano foi
mais desenvolvido no Império Bizantino, no século V d.C. A técnica
trouxe cor e esplendor aos grandes edifícios religiosos. O naturalismo
deu lugar a imagens simplificadas, ou "estilizadas", de ícones
religiosos e complexos desenhos decorativos. Na Europa Ocidental, as
principais formas de arte que nos chegaram foram as iluminuras de livros
e esculturas em relevo nas igrejas. A partir do século XI, as catedrais
do norte da Europa foram adornadas com vitrais e esculturas de figuras
exageradamente altas, em um novo estilo conhecido como gótico, que
acentuava a espiritualidade em sua aspiração a chegar ao céu. Altura
Gótica: Estátuas altas, com belo drapeado, representam A
Visitação(c.1220) na Catedral de Chartres.
Gótico Tardio
A complexa e graciosa obra de
artistas de Siena como Simone Martini, criou um novo estilo, que
combinava o o detalhe do naturalismo italiano com a elegância das formas
góticas do norte europeu. O estilo revelou-se popular em cortes do
norte, como a do Duque de Berna, onde os irmãos Limbourg produziam
pinturas em miniatura ricamente coloridas. Uma das maiores pinturas
nesse estilo é Díptico de Wilton, hoje na National Gallery, em Londres -
o típico anonimato de seu criador distingue ainda mais a obra da
autêntica arte renascentista. Icnografia gótica: As elegantes figuras
do Diptico de Wilton representam Ricardo da Inglaterra ante a Virgem
Maria.
Costuma-se se situar o início de
Renascimento na Itália em fins do século XIII, com o pintor Giotto. Os artistas renasacentistas retomaram o estilo naturalista da arte
clássica, no intuito de reproduzir sua grandeza e beleza. Os pintores
fizeram experiências com luz e sombra para conferir profundidade
realística ao seu trabalho. Foi inventado um sistema
matemático para criar a ilusão de espaço
tridimensional(perpectiva linear); o primeiro a usar com êxito a
perspectiva foi Masaccio. Os artistas italianos da época usavam pintura
de têmpera, mas o pintor flamengo van Eyck foi pioneiro no uso da tinta a
óleo, captando melhor os efeitos de luz e textura. A influência
clássica também foi sentida pelos escultores italianos. Em fins do
século XIII, Nicola Pisano e seu filho Giovanni estudaram as esculturas
greco-romanas, quando trabalhavam em construções religiosas e modelaram
as imagens de santos cristãos com o naturalismo da época clássica. O
Davi de Donatello(1430-1432),primeiro nu masculino desde os tempos
romanos, captava um realismo e uma validade inteiramente novos. Nova
profundidade: São Francisco Homenageado Por Um Homem Simples(1296-1297)
mostra a capacidade de Giotto em dar tridimensionalidade às formas.
Artistas de A. a C.
As grandes figuras da arte
ocidental são aclamadas por sua visão, talento, inovação, e pela
influência que exerceram sobre outros artistas.
Gianforenzo Bernini(1598-1680) -
Italiano. Uma série de estátuas em tamanho natural(1618-25) assegurou a
Bernini a reputação de principal artista barroco italiano. Em 1623, ele
se tornou arquiteto da Basílica de São Pedro em Roma. Escultura: O
Êxtase de Santa Teresa.
Josef Beuys(1921-1986) - Alemão.
Beuys tornou-se grande influência na arte conceitual da década de 1960
por sua oposição ao formalismo e ao profissionalismo. Sua obra abrangia
desde a montagem de detritos a obras de performance. Performance: Como
Explicar Quadros a Uma Lebre Morta
Sandro Boticelli(1445-1510) -
Italiano. Boticelli pintou o primeiro feminino em 1.000 anos. Em
1841-1842, trabalhou no teto da Capela Sixtina. Suas pinturas de cenas
religiosas e mitológicas influenciaram estilos posteriores, como o
pré-rafaelita e o art nouveau. Primavera: Nascimento de Venus
Fernando Botero(1932-) -
Colombiano. Sua obra utiliza com habilidade e humor a ingenuidade
primitiva em quadros e esculturas de figuras anatomicamente grotescas,
inspiradas nos mestres do Renascimento. A Família.
Constantim Brancusi(1876-1957) -
Romeno. As esculturas elegantes e geométricas de Brancusi foram criadas a
partir de formas puras e simples, a maioria em mármore e bronze. Sua
obra contribuiu para o desenvolvimento da escultura abstrata. O Beijo.
George Braque(1882-1936) -
Francês. As paisagens de 1908 de Braque, influenciadas por Picasso,
deram origem ao termo "cubismo". Suas pinturas posteriores, menos
angulosas, de naturezas mortas foram reconhecidas internacionalmente. Os
Portugueses.
Pieter Bruegel, O
Velho(1525-1569) - Flamengo. Bruegel foi um dos primeiros pintores a
focalizar paisagens e cenas de aldeia, combinando a observação rigorosa
com a fantasia. Bodas Camponesas, Caçadores da Neve
Caravaggio(1571-1610) -
Italiano. Caravaggio chocou seus contemporâneos barroco com o realismo
revolucionário que imprimiu em pinturas de temas sacros. O uso de
profundos contrastes de luz e sombra, criando um tom dramático,
influenciou pintores de toda a Europa: muitos iam a Roma para ver sua
obra. A Conversão de São Paulo
Di Cavalcante(1897-1976) -
Brasileiro. Um dos principais organizadores da Semana de Arte Moderna de
1922. Suas pinturas tratam de temas populares em cores vivas através de
uma interpretação particular do cubismo, suavizando-o com curvas
barrocas. Mulata Com Gato Preto.
Benvenuto Cellini(1500-1571).
Italiano. Cellini foi um destacado escultor da tradição maneirista -
estilo do Renascimento definido pela graça e sofisticação. Seus
delicados bronzes e trabalhos altamente lavrados em metal simbolizavam o
luxo da vida na corte italiana. Perseu.
Fonte: Superenciclopédia
Ilustrada-Enciclopédia Seleções, traduçãos Stela Maris Gandour...et all,
Rio de Janeiro, Reader's Digest, 2004, a quem agradeço pela autorização
para reprodução deste texto. E-mail atendimento@seleções.com.br
(Texto retirado da página:http://textolivre.com.br/livre/28009-arte-ocidental-500ac-1500-dc-da-grecia-antiga-aaaaao-inicio-de-renascimento)
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